O português assim como todas as línguas humanas variam de acordo com as características dos diversos grupos sociais e com as diferentes situações sociais de uso. Apesar de utilizarem o mesmo sistema lingüístico, a fala e escrita possuem características distintas, mas não podem ser vistas de maneira isolada, com privilégio da escrita sobre a fala. Ambas têm um papel importante e não competem, se distinguem quanto ao meio utilizado.
Geralmente os modos de falar são marcados por menos atenção e menos planejamento que os modos de escrever. Podemos dizer que quando falamos nos monitoramos menos do que quando estamos escrevendo. Isso acontece porque a escrita tem um caráter permanente, enquanto a fala é momentânea.
Penso que a escola possui uma fundamental importância tanto na oralidade quanto na escrita. É função da escola possibilitar a todos os cidadãos o domínio da língua padrão escrita, para as práticas de leitura e de produção de textos, isso se desenvolve de modo gradativo com muito incentivo e motivação, não esquecendo que circulam textos escritos em outras variedades lingüísticas diferentes do padrão culto. Quanto à linguagem oral é necessário que a escola promova atividades em sala de aula que contemplem os vários níveis de formalidade e informalidade, a fim de que o aluno tenha condições de adequar sua linguagem em diferentes situações comunicativas, adaptando-se a elas.
Geralmente os modos de falar são marcados por menos atenção e menos planejamento que os modos de escrever. Podemos dizer que quando falamos nos monitoramos menos do que quando estamos escrevendo. Isso acontece porque a escrita tem um caráter permanente, enquanto a fala é momentânea.
Penso que a escola possui uma fundamental importância tanto na oralidade quanto na escrita. É função da escola possibilitar a todos os cidadãos o domínio da língua padrão escrita, para as práticas de leitura e de produção de textos, isso se desenvolve de modo gradativo com muito incentivo e motivação, não esquecendo que circulam textos escritos em outras variedades lingüísticas diferentes do padrão culto. Quanto à linguagem oral é necessário que a escola promova atividades em sala de aula que contemplem os vários níveis de formalidade e informalidade, a fim de que o aluno tenha condições de adequar sua linguagem em diferentes situações comunicativas, adaptando-se a elas.
Um comentário:
Muito legal Sandra! Gostei de ler este teu relato... E fico pensando... Que ações estás realizando para que efetivamente sejas lembrada como professora "x" e não como "y"? Trouxeste uma série de informações neste mês de setembro... Que tal trazer para o mês de outubro, evidências de mudança na tua prática? Temos certeza que já existem ;-).
Um abração, Daiane.
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