
A escola do estado no qual atuo atende a mais de 3000 alunos e é mais precária do que a do município, já que uma das primeiras medidas da nossa governadora foi colocar todas as professoras em sala de aula, acabando com os setores: orientação, supervisão, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de aprendizagem... A escola só piorou com as turmas lotadas devido a enturmação exigida pela mantenedora.
Quanto ao Plano de Carreira do Magistério Público Estadual (Lei n° 6.672/1974), acho que não dá garantias aos educadores, pois pode ser reformulado sem o consentimento dos profissionais da educação e também para termos promoção nas classes, os critérios são participação em cursos/seminários como ouvinte ou palestrante, publicações, merecimento ou por antiguidade na classe, o problema é que não podemos participar de cursos em horário de aula, pois não temos quem nos substitua, mesmo sendo um direito do professor ter esse espaço de tempo para qualificação.
Quanto a minha remuneração não considero justa, acho que não somos valorizados pelo papel que desempenhamos. Quanto ao piso nacional de R$950.00 também não considero justo, embora em algumas regiões do país onde há professores com baixíssimos salários seja um avanço.O pior é que na rede estadual o piso nacional virou um transtorno, pois a governadora alega não ter condições de pagar, nem de garantir que os professores possam cumprir 1/3 da carga horária fora da sala de aula e ameaça cortar as vantagens já adquiridas, alterando o plano de carreira do Magistério, deflagrando com isso uma reação imediata da categoria - a greve. Pena que a categoria não seja unida, mas felizmente ainda tem educadores que acreditam e lutam por melhores condições.
Quanto ao curso de pedagogia – PEAD no qual faço parte, que aliás, me considero uma heroína pela persistência apesar de todas as dificuldades em relação a tempo, incentivo...Tem contribuído muito para melhorar meu desempenho como educadora provocando reflexões sobre a minha prática e me dando uma estrutura mais sólida para discutir assuntos relacionados à educação.
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