O começo foi muito difícil, pensei várias vezes em desistir do curso. Eram muitas informações, falta de tempo e falta de ritmo para realizar trabalhos em curtos prazos. O computador parecia mais um bicho de sete cabeças (Blog, e-mail, wiki, Rooda...) Minha maior dificuldade no início era a falta de conhecimento em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, aliás, pra falar a verdade continua sendo até hoje. Quando iniciei o curso, não possuía computador, assim como eu, varias colegas frequentavam o pólo diariamente, para realizar os trabalhos e aprender a usar as ferramentas. Nosso ponto de encontro era a escada que dava acesso ao AI, parecia o muro das lamentações. Era o nosso cantinho para desabafar, chorar, trocar informações e buscar ajuda para realizar os trabalhos e principalmente ouvir uma palavra amiga para ter coragem de seguir em frente, diante das dificuldades do curso.
No início o Blog era uma espécie de diário, onde registrávamos nossas dificuldades, angustias e conquistas. Uma ferramenta importante, muitas vezes esquecido por causa da quantidade de trabalhos para fazer.
Rever as primeiras postagens do blog chega a ser até engraçado. Como eu escrevia pouco, economizava palavras. O que predominava nas minhas postagens eram as imagens que serviam para demonstrar os meus sentimentos em relação ao curso. Depois a alegria ficou por conta “gifs animados” que tomaram conta e enfeitavam o blog.
Só passei a utilizar o blog com frequência para postar atividades da interdisciplina Escola Cultura e Sociedade que, diga-se de passagem, foram muitas.
Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador I; Escola, Cultura e Sociedade; Escola, Projeto Pedagógico e Currículo Educação; Tecnologias da Informação e Comunicação.
Na interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade as leituras sobre os grandes pensadores da sociologia Durkheim, Weber e Marx e Engels, me fizeram refletir sobre a educação, em atividades propostas descrevi situações da minha vivência escolar analisadas a partir da teoria de Weber “Os três tipos puros de dominação legítima” onde conclui que as dominações estão presentes em todas as situações que vivenciamos, inclusive na escola. A interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo através das leituras sobre Paulo Freire, Lucia Carrasco, Maurice Tardif, etc. me fizeram refletir sobre minha prática docente. Nas atividades descrevi situações de sala de aula ou vivências pessoais analisadas a partir das leituras propostas. Foi muito legal a interação que está interdisciplina proporcionou.
Minha escola, atividade proposta pela interdisciplina Seminário Integrador me aproximou muito de uma das escolas que trabalho, no caso a que retratei E.M.E.F. Padre Léo Seidel. Com a atividade tomei conhecimento sobre o projeto político pedagógico da escola, elaborado antes da minha entrada na escola e pude mostrar a todos um pouco da minha escola: história, objetivo, os projetos, enfim como ela trabalha.
3 comentários:
Oi Sandra!
Quando avalias o Eixo I relatas um começo difícil, mas que aos poucos foram superados e quanto a tua prática pedagógica, que contribuição as inters deste semestre trouxeram?
Conte-nos um pouco destas evidências.
Com carinho,
Grace Maria
Sandra!! Onde andas? Uma postagem em todo o mês?? Era só o que faltava ter que recuperar o SI. Vamos lá!! Precisas trabalhar mais. Andas tb atrasada no TCC. Algo te incomoda e te tira demais o tempo?
Um abraço
Bea
Esqueci de dizer!! Tua postagem está muito boa!! pena que ficou ó nela!
Um abração
Bea
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