Penso que abordando a história dos alunos, eles se identificaram mais facilmente como sujeitos históricos capazes de agir e transformar o mundo ao seu redor.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio socioculturalbrasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural”.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio socioculturalbrasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural”.
É importante desenvolver nos alunos a percepção e o respeito à diversidade cultural brasileira, enfatizando que a cultura e a história dos brasileiros se fundem na miscigenação étnica e na produção cultural de indígenas, africanos, europeus e asiáticos, pois só assim combateremos o preconceito e a discriminação de forma efetiva.
2 comentários:
Olá Sandra! Adorei teu BLOG, está lindo, com ótimas postagens! Um abraço! Rosária Moraes
Oi Sandra!
Passei para dar um oi e desejar um bom recomeço!
Bjão
Postar um comentário